Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Proposta de vida nova

Quem não quer ter vida feliz, imbuída de projetos novos? Mas, projetos que vão além da dimensão simplesmente humana, aqueles que envolvem o contexto espiritual e atingem o interior das pessoas. Aí está o sentido do Natal, isto é, a presença de Jesus Cristo, como Deus, que vem fazer morada no coração de quem faz opção de vida por Ele e o segue no caminho espiritual de sua história.

O profeta Isaías anuncia a chegada do Emanuel (cf. Is 7,14) ao anunciar vida nova para dar sentido à história da humanidade. Quando nasce Jesus, traz consigo a presença da Boa-Nova do Reino de Deus. Essa realidade se concretiza nas palavras do Evangelho, porque ali está a indicação das normas necessárias para a pessoa conquistar o verdadeiro sentido e a felicidade própria da vida nova.

Vida nova pode significar prosperidade, tranquilidade, fato este que não descarta as ameaças vindas do contexto comunitário e dos relacionamentos. Pode até ser situação esporádica e passageira, principalmente quando a pessoa não deposita sua confiança em Deus. Portanto, é imprescindível ter capacidade serena de discernimento para escolher aquilo que conta na estruturação da vida nova.

O Emanuel, anunciado por Isaías, em tempos passados, era proposta de uma novidade na história da salvação, o cumprimento da promessa de aliança, que o Senhor tinha feito com Abraão, quando era nômade nas terras da Mesopotâmia (cf. Gn 12,1ss). Com isto, dizemos que Jesus é fruto de uma longa e fecunda história, que atravessou o Antigo Testamento e se concretizou como Boa Nova.

Hoje olhamos para a Igreja como entidade vocacionada para a grande missão de ser guardiã dessa novidade, dentro do contexto de sacramento, de ser sinal do Reino e de transmissão do sagrado no cotidiano das pessoas. Faz parte do seu trabalho dedicar-se à causa do Evangelho e do anúncio credenciado da Palavra de Deus nos diversos ambientes e aglomerados humanos e sociais.

A infância de Jesus é a perfeita novidade do Reino da vida, que consolida realidade nova para quem o acolhe generosamente no coração. É em Jesus Cristo que devemos depositar nossa confiança, porque ele, como dom de Deus, é diferente das forças e dos poderes falíveis do mundo. Da nossa parte, cabe ser capaz de escutar e saber discernir aquilo que nos torna pessoas novas, com vida nova.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo Metropolitano de Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
Últimas Notícias
Artigos
Acessar o conteúdo