O Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, da Diocese de Governador Valadares (MG), recebeu nesta segunda-feira (25) a notícia de que foi oficialmente aprovado para se afiliar à Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). A comunicação veio diretamente do Dicastério da Cultura e Educação do Vaticano, órgão responsável pelo ensino nas instituições religiosas. O anúncio foi recebido com grande alegria, especialmente pelo Bispo da Diocese de Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, pelo clero, e pela comunidade acadêmica, formada por estudantes e colaboradores do Instituto.
Em entrevista, o coordenador acadêmico do Instituto, padre Sebastião Gonçalves, destacou a importância dessa conquista. “Às portas do ano jubilar, temos uma excelente notícia para a nossa diocese de Governador Valadares. Recebemos, diretamente do Vaticano a aprovação para a afiliação canônica do nosso Instituto. Isso é uma grande conquista para a nossa diocese, e para o nosso Instituto Teológico, que já está consolidado há mais ou menos cinco anos”, afirmou Padre Sebastião.
Ele ainda destacou que “a afiliação à FAJE representa para o Instituto três grandes benefícios, que, para o padre Sebastião, são mais do que vantagens, mas “graças” para a Diocese e seus fiéis. O primeiro benefício destacado é a obtenção de um diploma com respaldo do Vaticano, um dos poucos institutos de teologia no Brasil a alcançar tal distinção. “Agora, somos um dos poucos institutos de teologia afiliados a uma faculdade eclesiástica com um diploma que vem diretamente do Vaticano. Isso é um motivo de alegria muito grande para a gente”, explicou o padre.
Além disso, o Instituto receberá o apoio e a orientação de uma das instituições teológicas mais renomadas do Brasil e do mundo, a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. “Com certeza, a FAJE é uma das melhores escolas de teologia, ao lado de outras renomadas instituições como a Escola de Teologia de Chicago e a Javeriana da Colômbia. Ter a tutela da FAJE no nosso curso de teologia é uma alegria imensa, com a possibilidade de ampliar o curso para leigos e outras instituições religiosas”, completou o coordenador acadêmico.
Outro benefício importante é que, graças ao contrato de Bolonha de 1999, que unifica o ensino superior na Europa, o diploma eclesiástico do Instituto será reconhecido em alguns países europeus. “O diploma que receberemos, mesmo não tendo validade civil no Brasil, tem validade em alguns países da Europa. Isso significa que, caso um aluno deseje seguir estudos superiores em qualquer faculdade de teologia na Europa, ele estará liberado dos dois anos de propedêutico”, detalhou padre Sebastião.
Com essa afiliação, o Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo segue avançando na formação teológica, consolidando sua missão de oferecer um ensino de qualidade para a Diocese de Governador Valadares e outras instituições religiosas da região.
Por: Lízia Costa – PASCOM da Diocese de Governador Valadares
Uma resposta
Excelente trabalho,
Parabéns!