Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

O que do CONSER

Na data de 03 a 06 de junho de 2024, realizamos, na sede do Instituto de Integração Pessoal, sediado na cidade de Belo Horizonte, mais uma Assembleia do Conselho Episcopal Regional (CONSER), do Regional Leste 2, da CNBB. Ela teve a participação praticamente de todos os arcebispos, bispos e bispos auxiliares de todo o Regional, formado por 28 arquidioceses e dioceses.

Com a expressão, “O que do CONSER”, queremos expressar os dados positivos que cada participante leva consigo para aplicar em suas Igrejas particulares. A começar pela convivência fraterna entre os irmãos bispos, a partilha das experiências positivas e negativas que cada um expõe de sua prática, certamente todos saímos mais preocupados com as tarefas a desempenhar no exercício pastoral.

Não é por acaso que nos reunimos em Assembleia mais de uma vez a cada ano. Temos como objetivos evidentes impulsionar os trabalhos pastorais próprios de nosso Ministério episcopal, à frente de uma Instituição religiosa, reafirmando o nosso compromisso com a tarefa de evangelizar. Discutimos temas pertinentes ao nosso ofício de administradores e a forma como fazê-los com qualidade.

Na convivência fraterna, a troca de experiência de cada um dos irmãos bispos fortalece o nosso espírito de sinodalidade, podendo entender que é prejudicial viver no isolamento. Somamos forças no sentido de motivação e renovação de compromissos com nossas Igrejas particulares. Os debates, o falar e o escutar, abrem nossas mentes em direção a uma melhor eficiência na dinâmica diária.

No que do CONSER quer significar que, ao voltar para nossas comunidades diocesanas, nunca estamos totalmente prontos e habilitados para continuar a missão. Isto porque os problemas não acabam. Voltamos mais conscientes de que a fraternidade episcopal revigora forças, supera desânimos e comodismo. Toda troca de experiência fortalece o dom do Ministério e a esperança.

A vida continua, os problemas não acabam, porque a sociedade é dinâmica, cheia de valores positivos, mas com marcas de muita coisa negativa. O importante é investir as forças possíveis na construção do Reino de Deus nas realidades da responsabilidade de cada bispo. É o Espírito Santo, com sua generosidade e força transformadora, que nos estimula para agir de forma dedicada.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo