Hoje, 26 de abril de 2024, celebramos os 524 anos da primeira missa realizada em território brasileiro. Foi em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia, que esse marco histórico ocorreu, marcando o início da cristianização do Brasil.
Em uma cerimônia presidida por Frei Henrique de Coimbra, no domingo da oitava de Páscoa de 1500, apenas quatro dias após a chegada dos portugueses ao Brasil, a celebração eucarística oficializou a posse da terra pelos portugueses e marcou o início de uma nova era para o país.
Entre os participantes estavam os portugueses da expedição, liderados por Pedro Álvares Cabral e seu escrivão Pero Vaz de Caminha. Surpreendentemente, alguns indígenas acompanharam a missa pacificamente, demonstrando interesse ao replicaram os gestos dos portugueses.
Nos dias que se seguiram, os portugueses buscaram demonstrar aos índios o respeito que tinham pela cruz, ajoelhando-se um por um e beijando-a. Alguns indígenas também adotaram o gesto de se ajoelhar e beijar a cruz.
Após esta celebração, a segunda Missa foi celebrada no dia 1º de maio, na foz do rio Mutarí, local este onde Cabral abasteceu todas as naus com lenha e água doce, e no dia 2 de maio de 1500 prosseguiu sua viagem para a Índia.