A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a decisão do Papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom Emanuel Messias de Oliveira ao governo pastoral da diocese de Caratinga (MG). No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como novo bispo para a diocese, Dom Juarez Delorto Secco, atualmente bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ).
O Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe a notícia com alegria e profunda gratidão. Desejamos um fecundo pastoreio a Dom Juarez na diocese de Caratinga e que seja um tempo de renascer diante da Igreja à qual continua chamando a sempre servir com sua experiência e sabedoria.
Expressamos também nossa gratidão a Dom Emanuel, pela sua doação incansável à Igreja de Minas Gerais e pelos diversos trabalhos realizados junto ao regional. Confiamos sua vida e vocação à intercessão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado. Receba nossas preces neste novo caminho que se abre em sua vida a partir de agora.
Dados biográficos de Dom Juarez Delorto Secco
Dom Juarez nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 4 de julho de 1970. Formado em Filosofia e Teologia é também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim (FDCI). Possui especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib – SC), com sede em Florianópolis (SC).
Foi ordenado presbítero em 10 de março de 2001 em sua cidade natal e no dia 7 de junho de 2017 foi nomeado como bispo auxiliar para a arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 9 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba.
Biografia de Dom Emanuel Messias de Oliveira
Dom Emanuel nasceu em Salinas, Minas Gerais, em 22 de abril de 1948. Fez o curso fundamental e o médio, em Governador Valadares. Concluiu o curso de Filosofia, em Mariana, no Seminário São José (1967-1968). E o curso de Teologia, em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana (1969-1972), especializando-se em Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1972-1975).
Recebeu o presbiterato em 4 de fevereiro de 1976, em Governador Valadares. Exerceu o ministério sacerdotal em Governador Valadares, como Vigário Paroquial e Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos; professor de Sagrada Escritura no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga; Coordenador Diocesano de Pastoral; e Diretor Espiritual, em Minas Gerais, do Movimento “Fé e Luz”, serviço que continuou exercendo depois de bispo.
Foi sagrado bispo para a diocese de Guanhães, também em Governador Valadares, por dom José Heleno, no dia 19 de abril de 1998; e tomou posse dia 17 de maio daquele mesmo ano. Seu lema episcopal é: “A serviço da Misericórdia”.
Como bispo de Guanhães, foi também responsável pela dimensão Bíblico-Catequética do regional Leste II da CNBB; e Administrador Apostólico da diocese de Governador Valadares.
No dia 16 de fevereiro de 2011 foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, como bispo da diocese de Caratinga e tomou posse no dia 20 de maio de 2011.
Com informações de CNBB Nacional