Em 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor e Dia de Nossa Senhora da Luz ou Velas, o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria iniciou seu ano formativo com missa celebrada na Capela do Seminário. O seminário está localizado em Montes Claros (MG) e conta com 57 seminaristas para o ano de 2023, sendo 27 da Arquidiocese de Montes Claros, 28 da Diocese de Janaúba (MG) e 2 da Diocese de Paracatu (MG).
Na manhã do dia 3 de fevereiro, os seminaristas iniciaram o retiro semestral, com missa presidida por Dom Leonardo de Miranda Pereira, Bispo Emérito da Diocese de Paracatu, na Capela do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria e prosseguindo na Casa de Nazaré, tendo Dom Leonardo como mestre do retiro. O retiro centrou-se no sentido e na essência vocacional dos seminaristas, bem como na verdadeira espiritualidade dos sacerdotes diocesanos. O retiro terminou dia 5 de fevereiro, na Casa de Nazaré.
Através do seu reitor, o Pe. Harlley Caldeira Mourão, o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, informou via carta, a designação para o ano pastoral da formação presbiteral do seminarista Jeferson Teixeira, para Paróquia São Sebastião em Capitão Enéas.
O Seminário Maior do Imaculado Coração de Maria tem como objetivo formar seminaristas nos aspectos humanos, espirituais, intelectuais e pastorais, sendo cada seminarista o protagonista de sua formação. Eles são chamados a demonstrar, não só no seu comportamento exterior, mas também na sua humildade e serviço aos outros, a opção madura de seguir Cristo de modo especial (Ratio fundamentalis, 130-131).
O Seminário foi criado em 9 de agosto de 1992 e teve como seu primeiro reitor Monsenhor Silvestre José de Melo. Localizava-se inicialmente no centro da cidade, com capacidade máxima de 30 seminaristas. A localização atual exigiu várias adaptações estruturais para acomodar a formação dos futuros sacerdotes, incluindo a construção de dormitórios, um refeitório, salas de aula e a Capela Novo Milênio. Padre Harlley Caldeira Mourão é o atual reitor, que foi nomeado em 12 de novembro de 2020. Os outros formadores incluem o padre Daymon Dias Alves, o padre Jânio César Barbosa dos Santos, o padre Zilmo Jota dos Santos e na Comunidade Propedêutica São Pio X em Bocaiuva, o padre Cleydson Rafael Nery Rodrigues.
Fabíola Lauton, Comunicação Arquidiocese de Montes Claros